quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

DE OLHO NO VESTIBULAR: Nada de branco!

http://i43.tinypic.com/24pyk2a.jpg

Para que "o branco" não te pegue desprevenido neste vestibular, fique atento a algumas dicas


Muita gente se prepara o ano inteiro para o vestibular. Estuda a matéria da escola, vai a todas as aulas do cursinho, faz exercícios em casa, resolve as provas dos vestibulares passados e sente-se pronto para o combate. Mas quando chega na hora "H" vem aquele imenso frio na barriga, aparece um monte de tiques nervosos e de repente dá “o branco”!

O branco é um personagem famoso na vida de qualquer estudante. Todo mundo já deve ter passado por uma situação em que o assunto parecia estar todo guardadinho na memória, mas de repente, quando você mais precisa lembrar daquela resposta, ela foge e te deixa na mão.

Agora que estamos nas vésperas dos vestibulares, é importante estar preparado para não deixar que isso aconteça na hora da prova. O vestibular é ainda mais tenso que as provas da escola, pois afinal você está passando por um processo de seleção para conseguir uma vaga em uma universidade, e não apenas testando seus conhecimentos sobre os assuntos de uma só matéria.

Para que o branco não te pegue desprevenido neste vestibular, atenha-se às seguintes dicas:

- Quando você estiver estudando em casa, fique atento às questões cujas respostas você não consegue lembrar. Separe essas questões para refazê-las mais tarde, pois quanto mais vezes você resolvê-las, mais facilmente as respostas se fixarão na sua memória.

- Tente decorar as fórmulas e os nomes mais complicados inventando frases com elas, como a velha e boa frase que todo mundo aprende no primário para memorizar o nome dos planetas: “Minha velha, traga meu jantar: sopa, uva, nozes, pão” (Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão). Ou se você tiver o dom para música, tente fazer letras com as palavras difíceis. Você pode até sugerir isso aos seus professores ou então levar para a classe as músicas e frases que você inventar.

- Experimente fazer um mural no seu quarto com as respostas das questões que você tem mais dificuldade de lembrar. Quando você achar que já fixou as respostas e que elas já ficaram no mural por tempo suficiente, tire-as e coloque outras novas no lugar. Assim antes de dormir, ou enquanto estiver estudando, você pode dar uma espiadinha.

- Na semana anterior à prova, revise os assuntos que você achar mais difíceis. Depois de tanto tempo de estudo e faltando tão pouco tempo para a prova, nada melhor do que uma bela revisada para os assuntos que você estudou há muito tempo ficarem frescos na memória.

- Se você já estiver fazendo a prova e chegar em uma questão cuja resposta você não se lembra no momento, não entre em pânico. O ideal é pular esta pergunta e ir resolvendo as demais. Muitas vezes uma outra questão mais adiante pode te dar alguma dica que faça você lembrar da resposta anterior.

Espero que essas dicas sirvam para evitar que o indesejável branco te visite na hora da prova. Se mesmo assim você esquecer alguma coisa, não se desespere. É muito difícil lembrar de todas as respostas. Fique tranqüilo, respire fundo e tente lembrar o máximo possível.

Evite deixar questões em branco nas provas dissertativas, pois por menos que você saiba a resposta, suas chances de ganhar pontos serão maiores se você tentar responder. Você pode até estar com o branco na cabeça, mas nada de deixar um branco no papel!



0 comentários:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE PARA SEMPRE MELHORARMOS. DEIXE SUA CRÍTICA, SUGESTÃO OU ELOGIO. VOCÊ TAMBÉM PODE NOS ADICIONAR NO MSN: festa.show@hotmail.com! OBRIGADO.

 

Blog Revista Eletrônica- A TV mais perto de você Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger