terça-feira, 19 de agosto de 2008

Viva Mais: o problema da obesidade



A obesidade hoje é considerada uma doença e caracteriza-se pelo excesso de gordura no corpo, representando um dos grandes problemas de saúde pública no mundo inteiro.

Quase 1/3 da população mundial está acima do peso. A obesidade é medida usando uma escala chamada índice de massa corpórea ou IMC, que é calculada usando seu peso e altura (vide fórmula). Um IMC maior que 30 é considerado obesidade.

IMC =
Peso atual - em kg
Altura²(em metros)

REFERÊNCIAS

18,5 - 24,99 -----------NORMAL
22,0 ----------------------IDEAL PARA HOMENS
20,8 ----------------------IDEAL PARA MULHERES
25,0 - 29,99 ----sobre peso de 1ºgrau – Pré-obeso
30,0 - 39,90-----sobre peso de 2ºgrau - Obeso
40,0 ou mais ---sobre peso de 3ºgrau –Obeso Mórbido
A obesidade não é um problema moral, não é um problema mental ou de falta de força de vontade, seu tratamento implica na redução da mortalidade de pessoas que teriam suas vidas interrompidas precocemente. Infelizmente não existe milagre que promova a perda de peso sem a colaboração e a motivação da pessoa; os sacrifícios portanto precisam ser conhecidos.

A obesidade pode aumentar o risco da pessoa desenvolver várias condições, como diabete, pressão alta, doenças do coração e algumas formas de câncer. Muitos riscos à saúde são mais altos nas pessoas obesas, e os riscos podem aumentar como o grau de aumento da obesidade. Em particular, as pessoas que ganham peso extra ao redor da cintura, ao invés de nas pernas e nas coxas, têm maior chance de ter problemas de saúde causados pela obesidade.

As pessoas ficam obesas por várias razões. Freqüentemente, vários destes fatores estão envolvidos. Algumas das razões mais comuns para obesidade são:

Influências genéticas — Apesar de representar um papel importante na determinação da obesidade, este é ainda um fator que a maioria da população não consegue mudar.
· Fatores emocionais tais como:
- Perda de um ente querido,
- Ruptura amorosa,
- Mudança de cidade,
- Perda do emprego,
- Deixar de fumar,
- Abandono da prática de esportes,
- Devido a um “stress” pós-cirúrgico,
- Após o casamento.
Influências fisiológicas — Este aspecto representa todas as diferenças individuais relacionadas aos hormônios determinando taxas metabólicas diferentes, o que significa que os corpos de diferentes pessoas queimam a comida de forma diferente. Pessoas com uma taxa metabólica alta podem exigir mais calorias para manter o mesmo peso corporal em relação a alguém cuja taxa metabólica é baixa.
Ingestão de comida e transtornos alimentares — Aqui residem as diferenças na qualidade da comida que cada pessoa ingere, especialmente as comidas que têm alto teor de gorduras e calorias. A compulsão e sua característica obsessiva pode determinar um comportamento tal que resulta em uma desordem alimentar.
Estilo de vida — A vida sedentária é um importante fator de risco mais de se tornar obeso. Hábitos alimentares entre as famílias são cruciais principalmente na infância e adolescência na determinação da obesidade de seus membros.
Progressão do peso em relação a idade — Se a pessoa manteve acima do peso na infância e na adolescência, é provável fique obesa quando se tornar adulta.
Medicamentos — O uso de anticoncepcionais, antialérgicos, corticóides, calmantes e sedativos oferece risco adicional para a obesidade.
Gravidez — Aproximadamente quinze por cento das mulheres permanecem acima do peso após cada gravidez.
Fatores Orgânicos – Alguns tumores cerebrais como os gliomas e doenças como a esclerose tuberosa, por sua localização e tipo de lesão, podem comprometer o funcionamento do regulador de gordura (lipostato) e provocar a obesidade.

Quadro Clínico

Peso corporal acima da média,
Falta de ar,
Insônia (dificuldade para dormir),
Apnéia do sono (problema onde ocorrem interrupções da respiração durante o sono),
Varizes nas pernas,
Eczemas causados pela umidade que se acumula nas dobras da pele,
Colelitíase (pedras na vesícula biliar),
Osteoartrite, especialmente dos joelhos e dos tornozelos,
Tendência à pressão alta (hipertensão),
Níveis elevados de açúcar no sangue (tendência ao diabetes tipo II),
Hipercolesterolemia (colesterol e triglicérides elevados).
Diagnóstico

Atualmente a obesidade é definida pelo cálculo do índice de massa corporal (IMC) – veja tabela acima. Um IMC de 30 ou mais define obesidade.

Pessoas que concentram a maior parte de seu peso ao redor da cintura tem um risco maior de doença do coração e de diabete que as pessoas com quadris largos e coxas grossas.

A gordura corporal também pode ser calculada usando um paquímetro, um instrumento que mede a dobra da pele.
Prevenção

Para prevenir a obesidade e manter um peso corporal saudável ao longo da vida, faça uma dieta sensata e pratique exercícios regularmente. Prevenir a obesidade é importante porque depois que as células gordurosas se multiplicaram, elas não irão desaparecer espontaneamente.
Tratamento

A redução do peso é alcançada pelo consumo de menos calorias e com a prática de atividade física.

Programas estruturados e terapias para reduzir o peso incluem:

Modificações na dieta:
Ter como objetivo a perda de peso progressiva e não muito rápida para alcançar sucesso mais definitivo e evitar o efeito sanfona;
Interromper o uso de bebidas alcoólicas;
Seguir rigorosamente as orientações de dieta do endocrinologista / nutricionista,
O empenho do paciente em seguir a dieta é determinante no sucesso da perda de peso;
As gorduras têm duas vezes mais calorias por grama que os carboidratos ou as proteínas. Se você cortou os carboidratos da dieta, você ainda pode precisar limitar a gordura ou optar por gorduras saudáveis.
Exercícios regulares — A prática de exercícios físicos moderados diariamente, tal como caminhar é quesito indispensável no controle do peso corporal. Se você mora em apartamento, exercite-se evitando o elevador e optando pelas escadas. Experimente ir para o trabalho ou para lugares não muito longes à pe ao invés de usar o carro.
Remédios e Ervas Naturais – Muitas pessoas confundem os benefícios das plantas medicinais na redução do peso com fórmulas e combinações perigosas que alguns inescrupulosos tem prescrito a seus pacientes. Consulte um endocrinologista antes de comprar estas fórmulas mágicas.
Medicamentos vendidos somente com receita médica — Estes medicamentos incluem a Sibutramina (Plenty ® e Reductil ®), o Orlistat (Xenical ®) que inibe a absorção de gordura da dieta e os derivados de anfetamina.
Cirurgia — Se obesidade é severa (um IMC maior que 40), os médicos podem recomendar um procedimento cirúrgico para limitar a quantidade de comida que o corpo pode digerir. A cirurgia bariátrica (nome utilizado para se definir a cirurgia para a obesidade mórbida) é o único método cientificamente comprovado que promove uma acentuada e duradoura perda de peso, reduzindo as taxas de mortalidade e resolvendo, ou pelo menos minimizando, uma série de doenças associadas à obesidade grave.

Qual médico procurar?

Procure um (a) endocrinologista se você precisa de ajuda para perder peso, ou se você tem quaisquer dos sintomas ou complicações da obesidade. Um (a) nutricionista também pode ajudar muito.

Prognóstico.

A obesidade é um problema que freqüentemente dura a vida toda. Uma vez o peso em excesso é ganho, não é fácil perdê-lo, o que se agrava com a idade do indivíduo. E uma vez a pessoa tenha perdido peso, ela terá que se esforçar para manter-se com o peso mais saudável. O tempo que se leva para alcançar a meta de peso depende do quanto a pessoa tem que perder, seu nível de atividade física e o tipo de tratamento ou programa de perda de peso que ela escolhe. As doenças associadas à obesidade freqüentemente melhoram quando a pessoa perde peso.

Algumas pessoas têm êxito em perder peso, porém outras acham difícil manter seu peso controlado por muito tempo, voltando a ganhá-lo e retornando à condição anterior. Aqueles que se mantém dentro do peso recomendado gozam de grande benefício em sua saúde.

Resumos de Novelas



A FAVORITA, REDE GLOBO

Lara se sente culpada pelo sofrimento de Cassiano. Irene conta a Cassiano que Halley e Lara se desentenderam. Irene e Copola aconselham Cassiano a procurá-la na feira. Céu convence Halley a continuar lutando por Lara. Lara diz a Cassiano que precisa ficar sozinha. Lara e Flora pegam carona em um caminhão. Flora presenteia Lara com um carro que era dela e de Marcelo. Gonçalo repreende Irene por ter encontrado Copola na feira. Flora diz a Dodi que Lara acreditou na história do carro velho. O advogado convence Donatela a confessar o crime para abrandar a pena. Copola presenteia Catarina com um ar-condicionado. Lara conta a Halley que Cassiano compôs uma música para ela. Halley grita que a ama para todos da faculdade. Os alunos aplaudem a cena romântica. Catarina descobre que Mariana fugiu. Donatela desiste da fuga. Lara visita Donatela na prisão. Donatela reafirma sua inocência e deixa Lara irritada. Flora decide internar Pedro. Donatela volta atrás e resolve fugir. Donatela entrega uma carta para Roseli enviar para Lara. Zezé avisa a Flora sobre a carta de Donatela. Flora faz uma visita à Irene e encontra a carta. Flora descobre que Donatela irá fugir. Diva deseja boa sorte a Donatela antes da fuga com as outras presas.

BELEZA PURA, REDE GLOBO

Ciro explica a Guilherme que o culpado deixou evidências. Tomás beija Norma. Renato sai com Helena/Mateus para paquerar. Sônia desconfia de Norma. Sônia confessa a Guilherme que estava vendendo a clínica para quitar uma dívida com Tomás. Viviane diz a Klaus que gosta de Anderson. Guilherme acusa Norma. José Henrique procura a fórmula do hidratante. Anderson decide tirar o piercing que fez na sobrancelha. José Henrique pega um papel pensando ser a fórmula. Olavo sorri. Renato fica confuso e decide voltar para casa. Tomás manda uma boneca de presente para Dominique. Sônia conta a Klaus que Tomás é o pai de Joana e que voltou para ameaçá-la. O detetive diz a Guilherme que encontrou uma ferramenta com as prováveis digitais do criminoso. José Henrique se arrisca a fazer o hidratante. Sheila se recusa a testá-lo. Olavo sugere fazer uma sociedade com Renato para vender seu hidratante. Eduardo lamenta não poder ter oferecido uma festa de casamento a Luiza. A casa de Felipe e Luiza quase desaba em cima de todos. Tomás conta para Klaus sobre a dupla identidade de Sônia. O detetive avisa que as digitais na caixa de força são de Guilherme. Guilherme é convocado para depor

CIRANDA DE PEDRA, REDE GLOBO

Daniel confirma para Virgínia que é seu pai. Virgínia se sente enganada. Laura diz a Frau Herta que se vingará se descobrir que ela está envolvida no caso. Daniel diz a Virgínia que abdicou da paternidade para protegê-la de Natércio. Virgínia diz a Daniel que não consegue perdoá-lo. Daniel tenta abraçar Virgínia. Daniel e Virgínia encontram Natércio e Laura na pensão. Virgínia acusa Laura de tê-la enganado. Virgínia chama Laura e Natércio de egoístas. Adonir beija Alice. Elzinha pensa na reação de Lindalva quando souber que ela é a sua verdadeira mãe. Afonso conta a Bruna que Virgínia é filha de Daniel. Frau Herta diz a Afonso que Luciana pagará caro por não ter contado a ela sobre a paternidade de Virgínia. Aurora repreende Luciana por ter se metido em uma história que não a envolve diretamente. Natércio diz a Laura que legalmente Virgínia é filha dele. Laura pede a Pedro para procurar Otávia, mas ela se recusa a ir para casa com ele. Otávia dança em cima da mesa na lanchonete. Peixe e Patrício se divertem com Mirna, Otávia e Marisa. Rogério aconselha Cícero a vender as ações que tem na bolsa para pagar a dívida com Natércio. Laura bate na porta do quarto de Virgínia, que diz que quer ficar sozinha. Afonso tira Otávia da lanchonete. Virgínia corta os cabelos. Virgínia abre a porta para Laura.

MALHAÇÃO, REDE GLOBO

Luana foge do assunto com Angelina. Rita aceita jantar com Félix. Sara e Fernandinho vão ao cinema. Luana diz a Gustavo que ele deve contar a Angelina sobre o namoro. Félix deixa Rita emocionada ao falar sobre amor e família. Luana se oferece para substituir Angelina na The Banda. Gustavo fica animado. Bodão diz aos amigos que está apaixonado. Andréas desafia a torcida do time adversário no campeonato de basquete. Bruno incentiva Angelina a cantar com a banda. Fabiano, o líder da torcida do colégio Soares da Costa, hostiliza Andréas. Bruno diz a Angelina que ela também deve superar suas dificuldades e vergonhas. Angelina resolve voltar a cantar. Sara chama Bodão para tomar um café. O colégio Soares da Costa se sai muito bem na quadra. Sara conta a Bodão que veio ao Brasil visitar o filho dela. Bodão se assusta ao saber que Sara tem um filho. Bodão se declara para Sara, que não corresponde. As meninas discutem após o jogo. Débora tenta unir o time. Bravo, o treinador do colégio Soares da Costa, diz a Felipa que Domingas está levando o time para baixo. Rita pede a Félix para não sair de casa. Gustavo chega ao ensaio e anuncia que resolveu o problema da The Banda. Angelina pergunta a Gustavo qual foi o problema que ele resolveu.

OS MUTANTES, REDE RECORD

Ana Luz e Pepe aproveitam a distração do dinossauro e do lobisomem e saem correndo. Ana tropeça e cai, enquanto Velociraptor se aproxima. Pepe ajuda Ana e os dois se escondem. O lobisomem encara o dinossauro, na disputa pelas presas. Tati se coloca à frente de Marcelo e diz que Velociraptor não irá levar seu pai novamente. Ela cria um escudo protetor e o dinossauro não consegue passar. Tati faz muita força e Marcelo avisa que ela não irá agüentar muito tempo. Teófilo reconhece Vlado e lembra que foi ele quem matou Rosana. Ele pega um pedaço de pau e parte para cima de Vlado, que o domina e tenta mordê-lo. Cris se concentra e capta a energia de que Drácula e Bram estão no barraco de Noé. Iara insiste em ir com ele e os dois saem. Nati percebe do que se trata a conversa entre Gabriela e Valente e fica chateada. Gabriela insiste em dizer para Valente se afastar de Nati e afirma que logo a vampira irá atacá-lo. Valente se preocupa e combina de encontrar Gabriela para iniciar o tratamento à base de hipnose. Fredo grampeia a ligação entre Valente e Gabriela. Rainha Formiga começa a seduzir Hélio e os dois se beijam. Maria e Noé são surpreendidos por um ataque de morcegos. Bianca e Leonor ficam perplexas com a revelação do Príncipe. Ele fala sobre seu Reino de Agarta e diz que os reptilianos estão planejando a invasão do reino. Cléo transmite uma mensagem telepática para Regina e Janete. Ela diz que está precisando de ajuda e conta que Toni e Beto estão correndo perigo. Juli inicia operação em Toni. Viviane aceita ficar hospedada na mansão. Guiga e Érica não gostam da notícia. Vavá esbarra num cinzeiro de cristal, que quebra. Simone corre para ajudar Vavá, mas acaba cortando o dedo. Clara cura o ferimento de Simone e Guiga pede para filha tentar curar Pachola. Clara segura as mãos de Pachola, no clima de magia. Janete fica decidida em voltar à ilha e Cassandra implora para ela não ir. Danilo avisa que irá acompanhar Janete e conta que também sabe lutar e tem superpoderes. Lúcia liga para Danilo e conta que sua barriga cresceu de repente. Zé Doido se aproxima de Lúcia e ela desliga o telefone. Zé Doido pergunta com quem Lúcia estava falando. Clara cura Pachola. Tarso pergunta como é Batista e Sandra o elogia. João fica enciumado e Tarso discute com ele. Eric e Telê invadem a mansão, seguidos por Fernando e Ariadne. Fernando entrega as jóias para Eric, que pega e guarda de qualquer jeito. Telê avisa que estão todos lá em cima da mansão e Eric autoriza o início do ataque.

CHAMAS DA VIDA, REDE RECORD

Walter diz para Eurico, Pedro, Arlete e Carolina que não fez seguro extra para a fábrica. Pedro diz que a assinatura é dele. Walter diz que nunca falsificaria sua assinatura e muito menos colocaria fogo na fábrica para receber o seguro. Arlete defende Walter. Eurico diz que Walter é suspeito. Arlete diz que alguém está querendo incriminar Walter. Beatriz pergunta para Antônio se eles não a aceitarem na gangue, ela vai contar para a polícia sobre o álibi que eles usaram na morte de Lagarto. Manu diz que ela tem que pichar um muro perto da delegacia. Andressa é pega como refém no reformatório. Demoro diz para Lincon largá-la. Demoro bate em Lincon. Andressa foge. Lincon dá uma facada em Demoro e é rendido pelos funcionários. Walter diz para Carolina que vai provar que Antônio é culpado e que Pedro está tentando acobertar o irmão. Tuquinha fica chocada com a notícia de que Walter pode ter falsificado a apólice de seguro da fábrica. Vilma se diverte com Tomás, rindo do desespero de Walter. Vilma diz que é a hora de Tomás consolar Carolina. Docinho conversa com Roberto, que reclama que ela está atrasada. Andressa conta o que aconteceu no reformatório. Docinho fica preocupada. Roberto diz para Docinho que quer se casar com Andressa. Margareth e Gildete combinam de descobrir quem é o amor secreto de Roberto. Andressa diz para Demoro que o diretor colocou Lincon na solitária. Andressa diz que pode ajudá-lo, mas precisa conhecer a família dele. Demoro diz que não tem família. Tomás consola Carolina. Guga combina com Vivi e Cintia de ir a cachoeira. Guga diz que vai escondido de Vilma. Cintia diz para Vivi que quer se perder com Guga na reserva para beijá-lo. Vivi diz para Cintia voltar antes do anoitecer. Vilma conta para Dionísio que Walter falsificou o laudo e é o culpado. Beatriz chega para pichar o muro. Antonio tira fotos de Beatriz pichando. O segurança vê a gangue e corre atrás deles. Beatriz tropeça e cai. Antonio pára para ajudar. A polícia chega. Beatriz e Antônio se escondem. Ivonete conta para Pedro que Dionísio encontrou a mãe dela e que Tuquinha ficou mal a notícia. Ivonete diz que Lourdes foi presa por homicídio. Vilma chega à cabana de Miguel diz que eles têm que comemorar porque agora existem provas concretas de que Walter colocou fogo na fábrica. Miguel pergunta se foi Vilma que colocou fogo na fábrica. Ela confirma. Miguel pega Vilma pelos braços e diz que ela é doente. Ela diz que colocou fogo na fábrica para esconder os desvios que ela e Tomás fizeram na fábrica. Ele chama Vilma de ladra. Pedro diz para Carolina que eles não podem deixar as acusações contra Walter interferir no namoro deles. Ivonete vai até a casa de Tomás e diz que quer mais provas contra Walter para vingar a morte de Wallace. Beatriz chega e Tomás muda o discurso na frente de Ivonete dizendo que não acredita na culpa de Walter. Ivonete não entende nada e sai chorando. Beatriz diz para Tomás que ele foi duro demais. Lipe obriga a Isabel a fazer fotos sensuais. Ela não aceita e pede para ir embora. Ele diz que se ela contar para alguém, vai se arrepender. A mãe de Lipe aparece e pergunta por que Isabel saiu correndo. Manu fala para Marreta que desconfia que Antônio matou o pai dela. Walter vai até a pensão de Tuquinha. Furiosa ela pergunta se foi por dinheiro que ele colocou fogo na fábrica e matou Wallace.

PANTANAL, SBT

Zefa flagra Alcides saindo do quarto da patroa. Ela pressiona Maria e ela acaba confessando que dormiu com o peão. Joventino está cada vez mais interessado nos negócios do pai e deixa Tadeu enciumado. Zé Lucas vai até a tapera, tenta convencer Juma a voltar para a fazenda e acaba hostilizado por ela, que continua decidida a viver isolada do mundo. Tenório parte para o Pantanal na companhia de seu filho, Marcelo. Zuleika se preocupa com a reação da rival. Zé Lucas diz para Tadeu que não pretende disputar a cela com ele e o Joventino. Joventino recebe a notícia que sua avó e sua tia estão à caminho do Pantanal. Guta diz para a mãe que decidiu retomar sua vida e São Paulo. Guta está de malas prontas quando ela e a mãe são surpreendidas com a chegada de Marcelo.

ÁGUA NA BOCA, REDE BANDEIRANTES

Martha e Bertinho oferecem ajuda a LucaPeterlongo ajuda Akemi e dá a ela um talismã que havia comprado. Alex reserva um andar inteiro do hotel onde vai passar sua lua-de-mel com Dani. Martha e Bertinho vão ao Nonna Mia e dizem para Luca que dinheiro não é problema para eles. Keiko pede que Akemi marque uma reunião com a família de Carlo. Martha e Bertinho vão ao Paris e Zeca tenta expulsá-los. Alex pede para morar na casa dos Cassoulet depois do casamento porque nunca teve uma família.

Reprise de Prova de Amor revela outras provas


Ainda há muito chão para a Record chegar, que seja perto, da líder Rede Globo. Exibida e orgulhosa, a rede achou que tinha os ingredientes necessários todos na mão de Tiago Santiago, elevado ao posto máximo de dramaturgia da casa com base nos resultados obtidos por seus trabalhos. Pois bem sabem os profissionais de verdade que o tempo passa, e geralmente traz consigo respostas como a que é vista agora, na reprise deste rocambole televisivo "Prova de Amor".
A novela da Record também prova outras coisas: que o texto fraco e o roteiro desmiolado compõe conjunto frágil que não resistiu ao tempo, se aproveitando de um golpe de sorte chamado "Bang Bang", novela da Globo que tinha cara de tudo, menos de novela da Globo. Foi aí que pontuou a Record. Com atores da concorrente, uma luz digna e cenários cariocas, parecia que a novela das sete tinha mudado de canal. Só parecia. No repeteco, não consegue passar dos 6 pontos. Cristal dava mais.

Bem revelado
A imagem de Pantanal, meio velha nos primeiros capítulos, conseguiu ser tratada à contento pelo pessoal do SBT e perdeu a cara de filme mal revelado. Prova disso são uns frames estranhos que aparecem quando os personagens se movimentam muito rapidamente pela tela. Mesmo assim, valeu o esforço. Parabéns aos responsáveis.

Mal revelado
Por outro lado, o atraso de Revelação não agradou ninguém - e não é novidade no SBT. O Direito de Nascer e Os Ossos do Barão foram duas produções engavetadas inéditas que só foram exibidas depois de encerradas as gravações - mas eram remakes, caso bem diferente de uma obra supostamente aberta. Boa sorte aos envolvidos.

A Favorita do horário nobre


As aparências enganam. Isso ficou mais do que provado há duas semanas, quando foi revelado ao público, em A Favorita, que Flora (Patrícia Pillar) é mesmo a assassina de Marcelo Fontini (Flávio Tollezani). Foi uma verdadeira jogada de mestre de João Emanuel Carneiro, e que fará de A Favorita uma das melhores novelas desta década.

É importante destacar também as excelentes atuações de Cláudia Raia, que vive a Donatela, e Patrícia Pillar. Ambas estão perfeitas, desde o início da trama. E Flora tem tudo para se tornar uma das maiores vilãs da dramaturgia, já que matou Salvatore (Walmor Chagas) na frente da inimiga e vai eliminar a jornalista Maíra (Juliana Paes).

A estréia de Patrícia Pillar em novelas da Globo foi em 1986, em Sinhá Moça. Desde então, jamais a atriz havia interpretado uma vilã. Com sua carinha de anjo, e ao mesmo tempo sofrida pelos anos da prisão, fez com que a maior parte do público estivesse ao lado dela. Com a revelação de que é a assassina, muitos se decepcionaram - eu inclusive - mas depois, vi que tudo é muito coerente, devido a frieza da personagem.

Já Donatela adotou uma postura arrogante, e fez tudo para prejudicar Flora, o que fez com que sofresse rejeição do público. Na verdade nem uma, nem outra são mocinhas. Mas pelo menos, Donatela não é uma assassina. E agora, ela está comendo o pão que o diabo amassou na prisão. E tudo indica que vai armar uma vingança daquelas.
E a tendência é que a novela fique ainda mais interessante. Flora na mansão dos Fontini, tentando conquistar o coração de Lara (Mariana Ximenes) por puro interesse, Donatela na prisão, com o ódio pela rival crescendo cada vez mais, o que uma vai armar contra a outra, enfim, finalmente uma novela, que apesar da audiência, vem para ser lembrada como uma das melhores dos últimos tempos. A favorita do horário nobre.

Audiência
A audiência de A Favorita é maior nas classes A e B.

Plano B
Silvio Santos não desistiu de Celso Zucatelli. Entretanto, caso não consiga contratar o jornalista da Record, Luiz Bacci pode assumir seu lugar no programa de Claudete Troiano.
Falando nisso...Seria muito mais fácil - e barato - para o dono do SBT fazer isso. Mas é ele quem decide, não é?

Fico
Cleber Machado teria dito a amigos que prefere continuar na Globo.

Sinal vermelho na teledramatugia da Record


A REDE RECORD JÁ ACENDEU O SINAL VERMELHO COM SUAS NOVELAS QUE ESTÃO SOFRENDO UMA GRANDE QUEDA NA AUDIÊNCIA.

PRA COMEÇAR TEM A REPRISE DE PROVA DE AMOR, O MAIOR SUCESSO DA EMISSORA VEM DECEPCIONANDO NA AUDIÊNCIA E PERDENDO PRA GLOBO, BAND E SBT, NÃO PASSA DOS 4 PONTOS.

JÁ OS MUTANTES, NA QUAL O AUTOR DISSE QUE IA BATER A NOVELA DAS OITO DA GLOBO, COMEÇOU COM 24 PONTOS, HOJE JÁ BEIRA OS 10 PONTOS. MESMO ASSIM O AUTOR DESSA NOVELINHA TOSCA CONTINUA COM SEU AR DE ARRONGÂNCIA E DIZ QUE A QUEDA É POR CAUSA DO RELANÇAMENTO DE A FAVORITA.

PRA TERMINAR TEM CHAMAS DA VIDA QUE FOI ABOCANHADA PELA ONÇA DE PANTANAL, SÓ LEMBRANDO QUE ANTES DA ESTRÉIA DA NOVELA A AUTORA CRISTIANNE FRIDMAN DISSE QUE NÃO TINHA MEDO DE PANTANAL, AGORA ACHO QUE ELA VAI TER QUE ENGOLIR SUAS PALAVRAS JÁ QUE NO ÚLTIMO SÁBADO POR EXEMPLO SUA NOVELA FICOU COM APENAS 10 PONTOS E PANTANAL COM 13 PONTOS,

DEIXE SEU COMENTÁRIO

TV: Record precisa baixar a bola


"Você está assistido à maior mudança na história da televisão brasileira. A mudança de canal". Essa é a nova campanha publicitária da Rede Record, dizendo terem crescido 26% de janeiro a julho de 2008 em comparação com o mesmo período do ano passado. Enquanto isso, diz ainda que a Emissora C perdeu 6% e a Emissora A 8%.

Esse crescimento é real e ninguém tem dúvidas de que foi a emissora cujo aumento de telespectadores sintonizados foi o mais significativo dos últimos anos. Mas a coisa começa a degringolar.

O slogan a caminho da liderança já parece piada. É bem verdade que devido a boa audiência conquistada, conseguiu certa vantagem em cima de sua principal concorrente, o SBT, inclusive na média Brasil. E até andaram falando que não viam mais o SBT como concorrente e nem falavam mais sobre a emissora de Silvio Santos em reuniões. Só viam a Globo.
A arrogância da Record foi seu pior defeito. Começaram a se achar demais pelo produto duvidoso que estavam ofertando. O Hoje em Dia, outrora de qualidade, descambou para o sensacionalismo – basta ocorrer uma desgraça para ter uma "cobertura completa". O Balanço Geral nem merece classificação, e, pela proposta de abortar programas do tipo, sua estréia nem deveria ter ocorrido na "nova Record".

Não bastasse isso, na programação da tarde você nunca sabe o que vai encontrar. Tem Xena, Cine Aventura, Pica-Pau, Todo Mundo Odeia o Cris em um frenético samba do crioulo doido.

Logo em seguida entra Maria Cândida, que virou um mero enfeite ao se resumir a fazer cabeças de pegadinhas sem graça que, sabe-se lá porque, ela insiste em rir sem parar dizendo ser o máximo. O Programa da Tarde já foi uma atração bacana da TV.

Depois, vem Prova de Amor, já ameaçada de corte, e, um pouco depois, a desgastada Os Mutantes, que perdeu 10 pontos desde sua estréia. Mas, nesse caso, existe um contratado da rede fiel a arrogância e prepotência – eles devem ter um livro de regras do tipo. Segundo ele, Prova de Amor ainda não emplacou porque as pessoas ainda não descobriram sua re-exibição, mesmo estando há duas semanas no ar – vale lembrar que o sucesso da primeira versão ocorreu graças ao fiasco de Bang Bang.

Já sobre Os Mutantes, uma hora é por causa de férias, depois o relançamento de A Favorita, enfim, tem desculpa para tudo, menos que suas novelas são ruins e já cansaram o telespectador. Até já parou de falar que ia entrar para a história ao bater o folhetim das oito da Globo. Sonhar, não custa nada, já dizia a música.

Ainda há Chamas da Vida, novinha em folha que foi atacada pela onça de Pantanal, àquela mesma que a autora disse não ter medo em uma entrevista antes da estréia.

Conclusão: era cedo demais para todas as comemorações da Record. Acreditaram ter ultrapassado o SBT e se esqueceram que a vantagem era ainda muito pequena para acreditar que Silvio Santos fosse aceitar calado perder a posição que há décadas ocupa.

Sempre falei isso me dirigindo ao Silvio, em algumas críticas. Mas, hoje, vai para a Record, com a mesma arrogância que eles estão acostumados: chupem essa manga.
 

Blog Revista Eletrônica- A TV mais perto de você Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger