quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

SAÚDE JOVEM: Perigos das drogas

http://i42.tinypic.com/2hdp3s1.jpg

As consequências do uso de drogas reflecte-se a diversos níveis. As sensações agradáveis que o utilizador tem e que o levam a tornar-se dependente destas substâncias variam muito consoante o tipo de droga, mas podem ser um maior nível de energia ou actividade, calma e descontracção, associadas ao alheamento do mundo e das pessoas que o rodeiam, a desinibição e a extroversão, mas também a sonolência e a sensação de sonhar acordado.

Todavia o preço a pagar por estas sensações é muito alto. Em primeiro lugar essas sensações são falsas, pois as reacções e o comportamento das pessoas que estão sob o efeito das drogas não é o normal e quando ele passa, a realidade volta e o sentimento de frustração e de depressão subsiste.

A vontade de repetir estes efeitos provoca a dependência psicológica. Mas existe também uma dependência física, pois o corpo habitua-se ao consumo das substâncias e as reacções no organismo quando ela falta podem ser devastadoras. São esses dois tipos de dependência que tornam tão difícil a recuperação dos toxicodependentes, o que leva a uma importância redobrada da prevenção.

Um mundo paralelo

Existe ainda um outro aspecto no tratamento das dependências, pois a criação de um mundo à parte quando se encontram sob os efeitos das diferentes substâncias torna muito difícil a integração na sociedade e a recuperação de todos os prazeres da vida que foram abandonados.

Para além destes aspectos, os toxicodependentes encontram-se ainda em risco de vida por outros motivos. Algumas substâncias podem levar a uma deterioração do corpo, tornando-o mais susceptível a contrair doenças. Alguns traficantes adulteram ainda as substâncias, que podem ter efeitos diferentes dos habituais nos seus consumidores.

O consumo excessivo destas substâncias pode ainda levar à morte – overdose. Por fim, existem ainda outras doenças graves que podem ser transmitidas através dos processos de consumo como a SIDA

0 comentários:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE PARA SEMPRE MELHORARMOS. DEIXE SUA CRÍTICA, SUGESTÃO OU ELOGIO. VOCÊ TAMBÉM PODE NOS ADICIONAR NO MSN: festa.show@hotmail.com! OBRIGADO.

 

Blog Revista Eletrônica- A TV mais perto de você Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger