quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

DE OLHO NO VESTIBULAR!

http://i43.tinypic.com/24pyk2a.jpg

FUJA DA PRESSÃO FAMILIAR

O vestibular não é um momento só do estudante, mas também de todos que estão ao seu redor, principalmente os pais. Todos têm uma dica, uma opinião, um conselho. Mas até que ponto essa influência faz bem para o vestibulando?

Separamos algumas situações de conflito comuns na relação dos vestibulandos com seus pais e algumas soluções. Confira:

Escolha da carreira

É um motivo de orgulho para os pais que seus filhos escolham profissões de destaque, que sejam bem sucedidos profissionalmente e que tenham reconhecimento. Muitos sonham que os filhos sigam as suas profissões, outros querem vê-los nos mais importantes cargos do país, como juiz, médico, advogado, embaixador, etc, e há aqueles que gostariam de ter seguido certa carreira e não conseguiram, por isso querem ver o seu sonho realizado através de seus filhos. Mas a escolha da carreira é exclusivamente sua, e não deles. O que acontece muitas vezes é que o vestibulando opta por uma profissão não muito conhecida e nem sempre os pais aceitam essa decisão. Como resolver este problema?

Procure ouvir as orientações dos seus pais e entender os motivos que os levam a não aceitar a sua escolha. Mas lembre-se que sua opinião e sua vontade contam mais. Imagine escolher a carreira dos sonhos dos seus pais e fazer uma coisa que você não gosta todos os dias, será que você será bem sucedido se não tiver prazer no que faz? Por isso, além de ouvi-los, converse com eles para que entendam os seus motivos também. Prove que aquilo que você quer fazer é o que te deixa mais feliz. Não importa se a carreira que você escolheu tenha maior ou menor prestígio. O importante é que você exerça bem o seu papel para ser um profissional de sucesso.

Chantagens

Alguns pais, insatisfeitos com a escolha profissional dos filhos, ou com medo que não passem no vestibular, optam pela chantagem. Parece mentira, mas isso acontece muito. Os pais prometem presentes e recompensas (como carros, viagens, roupas) para o caso de o filho passar no vestibular ou reservam castigos para aqueles que não passarem.

Cuidado para não cair nessa. O único prêmio para quem passa no vestibular é uma vaga em uma universidade. Você pode até ganhar uma recompensa dos seus pais, mas jamais deve concentrar seus estudos nisso. Você está estudando para se preparar para a vida e para garantir um futuro de sucesso, não para ganhar um presente. E se por acaso seus pais pretendem castigá-lo, lembre-os de que essa pressão só fará mal para você. Além disso, você não é mais uma criança. Estamos no século XXI e ajoelhar no milho é uma prática que foi descartada há anos.

Estudos

Você já sabe: ano de vestibular é ano de estudar. Claro que seus pais querem que você estude em uma boa universidade e por isso vão ficar de olho na sua preparação. A cobrança desta vez será na quantidade de horas que você destina aos estudos e na sua postura em relação à escola, ao cursinho e aos exercícios.

Para evitar problemas e cobranças, converse com seus pais, apresentando seu programa de estudos. E, é óbvio, para não escutar muitas reclamações você deve fazer a sua parte e estudar com afinco, além de não faltar nas aulas. Mas lembre-os que é importante também separar algumas horas do dia para o seu lazer e descanso (ver televisão, namorar, praticar esportes, dormir, etc.)

Resultados

Chegou o vestibular, a hora da verdade. Se você se preparou bem, deve estar confiante para obter sua vaga. Tome cuidado para que sua confiança não deixe seus pais eufóricos demais. Essa euforia pode se transformar em pressão a partir do momento que seus pais começam a contar como certa sua vaga. Isso pode trazer problemas enormes no caso de você não conseguir passar no vestibular de primeira.

Para evitar futuras frustrações, lembre sempre os seus pais de que você pode acertar ou errar e se você não conseguir passar no vestibular dessa vez, o mundo não vai acabar. Isso vale também para aqueles que já entraram na universidade, mas descobriram que não era exatamente aquela carreira que gostaria de seguir. Você é jovem e ainda tem muito que aprender. Basta se preparar mais para obter sucesso na próxima vez ou estudar de novo e tentar um novo vestibular. No caso de dúvidas, existem ótimos orientadores profissionais para te ajudar. E para que tudo flua bem, a compreensão dos seus pais é imprescindível.

0 comentários:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE PARA SEMPRE MELHORARMOS. DEIXE SUA CRÍTICA, SUGESTÃO OU ELOGIO. VOCÊ TAMBÉM PODE NOS ADICIONAR NO MSN: festa.show@hotmail.com! OBRIGADO.

 

Blog Revista Eletrônica- A TV mais perto de você Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger