quarta-feira, 29 de outubro de 2008

De olho no Vestibular



NA VÉSPERA DA PROVA, CANDIDATO DEVE ALIMENTAR-SE CORRETAMENTE

Preparar-se corretamente para as provas do vestibular também inclui manter uma alimentação adequada, especialmente na véspera da prova. Especialistas em nutrição ouvidos pelo G1 afirmaram que é preciso ficar atento à alimentação para evitar a ingestão de comidas gordurosas, que aumentam a sonolência e tiram a concentração.
“O vestibulando deve evitar alimentos carregados de gordura como uma feijoada ou uma rodada de pizza. Arroz, feijão, bife e salada são perfeitos. Se o aluno come um feijoada, por exemplo, a tendência é que ele fique com sonolência excessiva por causa da sobrecarga metabólica”, explicou Daniela Oliveira Magro, nutricionista e professora do departamento de medicina preventiva da Unicamp.

Ficar em jejum no dia da prova também é altamente prejudicial para o vestibulando. Segundo os especialistas, engana-se o candidato que pensa que ficar sem comer pode evitar algum mal-estar. “O jejum é prejudicial, pois favorece a hipoglicemia [concentração baixa de açúcar no sangue] e, portanto, dificulta o raciocínio. A fome tira a concentração”, disse o professor Durval Ribas Filho, presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran).
O ideal é que o vestibulando tome um café da manhã reforçado para ganhar mais energia e disposição para a hora da prova. “A pessoa deve tomar um copo de leite ou de iogurte, comer uma fruta e optar por um pão com queijo branco. Deve evitar colocar salame, mortalela, presunto. Quanto menos gordura na alimentação, melhor”, disse Daniela.
Ribas Filho concorda com as ponderações. “No dia da prova o café da manhã deve ser farto, rico em frutas, sucos e carboidratos complexos [de preferência pão integral].”

Chocolate

Alimentar-se durante a realização do exame também é importante. “Carboidratos, barras de cereais e água evitam a hipoglicemia e dão mais energia para o vestibulando”, disse Ribas Filho. “É sempre bom fazer um lanchinho”, afirmou a nutricionista Daniela.

A ingestão de chocolate também é recomendada, mas com cautela. “O chocolate é um alimento com alto teor de gordura, mas dá energia. Além disso, é comprovado cientificamente que ele diminui a ansiedade. Mas o candidato não deve abusar. O ideal é comer uma barra de 30g ou 40g no máximo”, explicou Daniela.

Ribas Filho também destacou os benefícios do doce. “O chocolate tem na sua composição grande quantidade de nutrientes, como laticínios, açúcares e substâncias moduladoras do sistema nervoso central. Essas substâncias contribuem para estimular o raciocínio e favorecem um equilíbrio emocional maior”, afirmou.

0 comentários:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE PARA SEMPRE MELHORARMOS. DEIXE SUA CRÍTICA, SUGESTÃO OU ELOGIO. VOCÊ TAMBÉM PODE NOS ADICIONAR NO MSN: festa.show@hotmail.com! OBRIGADO.

 

Blog Revista Eletrônica- A TV mais perto de você Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger