segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Moda & Estilo: Como usar estampas e saber combiná-las no dia-a-dia



O desejo de decoração e ornamentação é uma constante na história do homem. A utilização de desenhos na decoração do corpo já apareceu mesmo antes da fabricação dos tecidos. Já a técnica da estamparia também é antiga: acredita-se que no seu início, os tecidos tenham sido estampados com as mãos. A estampa "paisley" ou "cashmere" tem essa origem: uma impressão com a mão fechada, criando um desenho que se parece com uma semente. Outras técnicas também foram sendo incorporadas, como a pintura com pedaços de madeira ou com pêlos de animal.

Estamparia hoje

Hoje as técnicas de estamparia se ampliaram proporcionando aos criadores e consumidores um grande leque de opções. As estampas podem servir para criar uma identidade para a marca, com é o caso da Pucci, por exemplo, conhecida especialmente por sua estamparia psicodélica. No Brasil as grifes Neon ou Adriana Barra também ficaram conhecidas pela estamparia especial e bem elaborada. Outra marca notória por sua padronagem é a Louis Vuitton, que se utiliza do seu logotipo como marca registrada.
Os estilistas também usam as estampas para ajudar a apresentar seus temas, para contar suas histórias. Este é o caso de Ronaldo Fraga, que ilustra suas idéias com uma estamparia muito original.
O Brasil
A estamparia contemporânea brasileira é muito bem desenvolvida. Segundo Marie Ruckie, professora do Instituto Berçot de Paris, os brasileiros têm um jeito muito criativo de combinar estampas e cores.
As últimas coleções, no entanto, não têm vindo tão estampadas quanto antes. Percebe-se uma tendência de estamparia mais tradicional, como o xadrez (às vezes como padronagem), as listras ou os florais românticos. Na contramão desta tendência existe ainda uma linha bem exuberante e colorida, com motivos figurativos, vindos da ilustração, ou geométrico-primitivos, evocando a estamparia dos anos 80.

Como usar

O estilo exuberante deve ser usado com bijuterias grandes, em peças soltas, com tecidos leves e, de preferência, numa única opção de estampa.
Se for misturar estampa e tecido liso, tente não brigar com as cores. Perceba qual a predominante e combine o liso a partir dela. Não precisa ser a mesma cor, mas elas devem se conversar. Uma estampa também não deve brigar muito com as outras, ainda que não apareça tanto.
Uma boa novidade, na maneira como se usa a estamparia hoje são as misturas. Listras com xadrezes podem ser um bom começo para ir experimentando. Outra boa pedida são os florais, que ficam muito bem se misturados entre si. Preste atenção às cores, tentando criar uma harmonia entre elas. Perceba também o tamanho das flores e o caráter que elas têm. Misture as pequenas e românticas, por exemplo, ou as bem miudinhas, de fundo claro ou escuro. Ficam bem graciosas. Você pode também vestir uma camisa xadrez sobre um vestido florido, fica meio grunge, divertido.
A estampa pode fazer com que você fuja da monotonia do cotidiano, trazendo um pouco de fantasia para o seu dia-a-dia. Divirta-se!

0 comentários:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE PARA SEMPRE MELHORARMOS. DEIXE SUA CRÍTICA, SUGESTÃO OU ELOGIO. VOCÊ TAMBÉM PODE NOS ADICIONAR NO MSN: festa.show@hotmail.com! OBRIGADO.

 

Blog Revista Eletrônica- A TV mais perto de você Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger