quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Globo "erra" ao cancelar Norma?


0927737
Nesta semana a TV Globo enviou um comunicado à imprensa anunciando o final da série Norma. Quer dizer, final entre aspas, afinal, Norma seguirá sendo gravada, e, como disse o comunicado, poderá ser aproveitada em outra ocasião.
Dar uma satisfação ao público é uma forma de respeitar quem te prestigia. É diferente de retirar do ar, picotar, mudar o horário sem anúncio prévio.
Enquete realizada pelo blog da coluna Cena Aberta revela que 58,24% dos internautas acreditam que a Globo não errou ao retirar este produto do ar, contra 41,76% que responderam sim.
E realmente não é um erro. Norma não é uma telenovela, por isso, não demanda um final. Série não tem seqüência! Podem sim ganhar um aspecto de telenovela, como acontece com Brothers & Sisters, mas não é uma regra. Em cada episódio situações diferentes acontecem e os conflitos são resolvidos neste mesmo episódio.
No Brasil, por exemplo, quando terminar o Toma Lá, Dá Cá você dificilmente vai ler um “e foram felizes para sempre”, ainda mais porque quem produz uma série pode retomar a produção em uma nova temporada. Isso ocorrerá com Os Normais e A Diarista ano que vem após anos fora do ar.
Um programa sem seqüência pode deixar de ser produzido a qualquer momento ou ter curta duração, como aconteceu como Decamerão, da mesma emissora, entretanto, é bem verdade que a Globo errou desde o início com Norma. É ingenuidade demais acreditar que uma série com tamanha qualidade seria páreo para o assistencialismo barato de Gugu ou a exploração de nudez no Pânico.
Além disso, Norma desde o início surgiu com ares ou de TV paga ou de quadro do Fantástico, que, aliás, é a especialidade de Denise Fraga.
Portanto, um caminho para não desperdiçar uma produção tão caprichada, que conta inclusive com nomes de peso como Eva Wilma e Cássio Gabus Mendes, é seguir a trajetória de trabalhos anteriores e escalá-lo como parte do Fantástico.
Uma coisa é certa: virou moda as emissoras anunciarem novas atrações com poucos episódios e aumentarem a demanda de acordo com a audiência. Foi assim como o Esquadrão da Moda e Amor & Sexo. Chamam isso de estratégia, mas também pode ser chamado de medo de pagar mico.

0 comentários:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE PARA SEMPRE MELHORARMOS. DEIXE SUA CRÍTICA, SUGESTÃO OU ELOGIO. VOCÊ TAMBÉM PODE NOS ADICIONAR NO MSN: festa.show@hotmail.com! OBRIGADO.

 

Blog Revista Eletrônica- A TV mais perto de você Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger